Pistolas de água serão recolhidas pela polícia nos Portais de Abordagem no Carnaval da Bahia
Pistolas de água serão recolhidas nos Portais de Abordagem no Carnaval 2024, afirma a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Os equipamentos localizados pelas Forças de Segurança nos circuitos também serão retidos. A regulamentação da Lei 14.584 de 2 de junho de 2023 foi realizada nesta segunda-feira (29), no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), o vice-governador Geraldo Júnior, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, entre outras autoridades, participaram do ato.
Em nota, a SSP ressaltou que, tanto no Carnaval de Salvador quanto nas festas da Região Metropolitana e do interior, os policiais recolherão todas as pistolas que encontrarem, e que os objetos serão encaminhados à SPM.
“Cumpriremos o que determina a legislação. Aproveito a oportunidade para solicitar aos foliões que não levem esse tipo de equipamento para os circuitos da festa”, disse Werner.
A proibição tem como objetivo garantir a segurança e o bem-estar de todas as pessoas, coibindo práticas de misoginia e machismo. A utilização de “pistolas de água” é definida como todo artefato, artesanal ou não, que dispare água ou outros líquidos.
Os blocos, agremiações e demais organizações deverão adotar medidas para impedir a utilização das “pistolas de água” por foliões ou associados, por meio de campanhas educativas e adoção de penalidades aos infratores. Além disso, os organizadores de eventos privados deverão seguir as orientações expedidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Segurança Pública.
Todo o material recolhido nas ruas, segundo a SPM, será encaminhado para as cooperativas de reciclagem, dando preferência às lideradas por mulheres.
Fonte: Aratu On.