CAPADestaqueSalvador

Ministra da Saúde visita hospital, referência no atendimento a pacientes com dengue, em Salvador

Neste sábado (2), em meio à mobilização nacional contra a Dengue, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, realizou uma visita às instalações do Instituto Couto Maia, localizado em Salvador. Acompanhada pela secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, a presença da ministra foi destacada pela secretária como um testemunho do comprometimento do governo federal nessa luta.

O Instituto Couto Maia, construído pelo Governo do Estado há cinco anos, ganhou destaque nacional por seu papel no tratamento de pacientes com Covid-19 durante a pandemia. Agora, em janeiro e fevereiro de 2023, atendeu a 35 pacientes, enquanto no mesmo período deste ano, o número saltou para 102, representando um aumento acima de 190%. Essa ascensão ressalta a urgência da mobilização contínua contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya.

Após interagir com os pacientes, a ministra da Saúde reafirmou a importância da prevenção à doença, destacando que mobilização e conscientização são ferramentas essenciais nesse combate. Ela enfatizou o papel crucial de cada indivíduo e instou a união de esforços para reduzir significativamente a incidência da Dengue, ressaltando que a prevenção é fundamental.

Quanto ao cenário da Dengue na Bahia, os registros apontam 23.458 casos prováveis até 29 de fevereiro de 2024, marcando um aumento de 179% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com 64 cidades em epidemia, a região Sudoeste se destaca. Até o momento, oito mortes foram confirmadas pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito em diversos municípios, incluindo Ibiassucê, Jacaraci, Piripá, Irecê, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Barra do Choça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram