ACM Neto rebate Jerônimo após fala sobre analfabetos: ‘são vítimas do descaso’
ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e vice-presidente eleito do União Brasil, expressou críticas à declaração do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), referente ao analfabetismo. O gestor estadual havia comparado o analfabetismo a uma doença, descrevendo-o como uma “doença da ignorância”. ACM Neto, em resposta, discordou, argumentando que os analfabetos não são doentes, mas vítimas do descaso com a educação. Ele ressaltou a importância de uma educação pública de qualidade para transformar a sociedade.
DADOS
Em suas observações nas redes sociais, ACM Neto afirmou que a Bahia lidera em analfabetismo no país. No entanto, dados do último Censo de 2022 do IBGE indicam que o estado possui a menor taxa de analfabetismo na região Nordeste, com 10,3%. O IBGE destaca as maiores taxas de analfabetismo no Piauí (14,8%), em Alagoas (14,4%) e na Paraíba (13,6%).
ENTENDA A POLÊMICA
A polêmica teve origem em fevereiro, quando o governador mencionou a possibilidade de revogar uma portaria que estabelece um “regime de progressão parcial” nas escolas baianas, facilitando a aprovação de alunos com baixa frequência e reprovados em disciplinas. A medida gerou controvérsias, com o governador buscando diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (Aplb) e coordenadores pedagógicos, mas encontrando resistência por parte da categoria e de políticos da oposição.