‘Pablo Escobar’: chefe de facção em Valéria morre durante operação da PC
Durante a execução da “Operação Responsio” da Polícia Civil no bairro de Valéria nesta segunda-feira (4), Pablo Ricardo de Assis Gomes Oliveira, conhecido como “Pablo Escobar”, foi morto em um confronto com as forças policiais. Ele era apontado como um dos líderes do grupo criminoso atuante na região.
Listado como o quatro de copas no “Baralho do Crime” da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Pablo possuía dois mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Após ser atingido, foi socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.
Além da localização de “Escobar”, a operação resultou na desarticulação de três acampamentos de entorpecentes, com a apreensão de aproximadamente 150 kg de maconha. Também foram confiscadas seis granadas, rádios comunicadores, balanças de precisão, porções fracionadas de maconha, cocaína, crack, munições e sete aparelhos celulares. Durante o cumprimento dos mandados, um homem foi detido em posse das granadas e parte das drogas.
Nas primeiras horas da operação, conduzida pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), dois fuzis foram apreendidos, e Carlos Alessandro Santana Santos, conhecido como “Cachinho” e também integrante do grupo criminoso, foi localizado e morreu em confronto. Ele tinha mandados de prisão por tráfico de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa.
A “Operação Responsio” conta com a participação de diversos órgãos, incluindo os Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Inteligência Policial (DIP), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), a Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI-SSP), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), o Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI-PF) e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER-PM).