Limpurb intensifica ações no combate à dengue em Salvador
Nos dois primeiros meses de 2024, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) conduziu 11 operações voltadas à prevenção e erradicação do mosquito da dengue. Durante essas intervenções, foram removidas aproximadamente 37 toneladas de resíduos, abrangendo inservíveis, poda, domiciliar e construção civil.
Essas ações são pautadas na inspeção de pontos propícios à proliferação do mosquito e na subsequente limpeza desses locais. Muitos desses pontos são afetados pelo descarte irregular de resíduos em espaços públicos, como canteiros, praças ou terrenos baldios.
O descarte inadequado de resíduos impacta negativamente a cidade de diversas maneiras, causando mau cheiro, poluição do solo e favorecendo a incidência de vetores e doenças. Com a chegada antecipada do período chuvoso, aumenta ainda mais a propagação de insetos, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor de zika, dengue e chikungunya.
Apesar de o aumento do índice pluviométrico em Salvador ser mais comum no segundo trimestre, entre abril e junho, este ano as chuvas chegaram mais cedo, antecipando a intensificação dos serviços e ações de limpeza urbana.
O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, destaca a importância do apoio da população nessas ações de combate ao mosquito da dengue. Pequenas ações, como evitar acúmulo de água, acondicionar corretamente os resíduos e colocar areia nos caqueiros de casa, são fundamentais para prevenir a proliferação do Aedes aegypti.
Além disso, a Limpurb atua em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), atendendo solicitações para limpeza e recolhimento de resíduos que contribuam para a proliferação do mosquito na cidade.