CAPADestaqueMundo

Centro-direita vence eleição com margem apertada em Portugal

Neste domingo (10), a centro-direita conquistou a vitória nas eleições legislativas de Portugal, mas com uma margem estreita. A Aliança Democrática (AD) obteve 79 cadeiras na Assembleia da República, alcançando 29,49% dos votos. Composta pelo Partido Social Democrata (PPD/PSD), Partido Popular (CDS-PP) e Partido Popular Monárquico (PPM), a Aliança consolidou sua posição.

O Partido Socialista (PS) assegurou 77 cadeiras, representando 28,66%, enquanto o Chega, partido de extrema direita, conquistou 48 mandatos, totalizando 18,06% dos votos.

Ao todo, foram confirmados 226 parlamentares, enquanto outros quatro serão decididos pelos votos de cidadãos que se encontram fora do país. O líder da Aliança Democrática, Luís Montenegro, afirmou: “É incontornável que a AD ganhou as eleições e o PS perdeu as eleições”, mas reconhece a necessidade de diálogo no Parlamento para implementar o programa de governo.

Segundo os dados mais recentes do Ministério da Administração Interna do país, 6,1 milhões de eleitores exerceram seu direito de voto entre os 9,2 milhões aptos a votar.

Essa eleição foi antecipada quatro meses após a súbita renúncia do primeiro-ministro socialista António Costa, no meio de uma investigação de corrupção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram