CAPADestaqueEducação

SEC mobiliza escolas para as olimpíadas em diferentes áreas do conhecimento

As competições pedagógicas, indo além de medalhas e prêmios, oferecem aos estudantes e professores a chance de fazerem novas descobertas e adquirirem conhecimentos adicionais. Com o objetivo de fortalecer a aprendizagem e promover o protagonismo estudantil, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) mobiliza anualmente professores e alunos para participarem de atividades científicas estaduais, regionais e nacionais, abrangendo áreas como Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, entre outras.

Já estão abertas as inscrições para diversas olimpíadas, e a SEC disponibilizou o Caderno Olimpíadas Pedagógicas – Fortalecendo a Aprendizagem para Cidadania, Liberdade e Democracia 2024 no Portal da Educação (http://escolas.educacao.ba.gov.br/node/43393). Esta publicação oferece orientações para a participação da rede estadual de ensino, visando contribuir para a formação integral dos estudantes, desenvolvendo habilidades e competências em diversos aspectos do currículo.

Os interessados devem ficar atentos aos prazos de inscrição. Até 15 de março, estão abertas as inscrições para o Concurso Canguru de Matemática Brasil, a 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada de Língua Portuguesa. Em abril, a partir de 1º, começam as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec) e a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) nas áreas de Química e Física.

Os estudantes interessados na 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil da Unicamp devem anotar o prazo de inscrição até 26 de abril. Este projeto é direcionado a alunos de escolas públicas e particulares, apresentando novidades, como a oferta de bolsas de Iniciação Científica Júnior e a gratuidade na inscrição para estudantes de escolas públicas.

Em abril, até 30, ocorrem as inscrições para o Programa Jovem Senador 2024, com o tema da redação deste ano sendo “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Nesta edição, podem participar estudantes do Ensino Médio com até 19 anos, matriculados nas unidades escolares das redes públicas de Educação. (https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/home/noticias-1/externas/2024/02/inscricoes-para-o-programa-jovem-senador-2024-podem-ser-feitas-ate-o-dia-30-de-abril).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram