BahiaCAPADestaque

Portos arrendados em Salvador e Aratu são selecionados para receber obras através do novo PAC; saiba detalhes

Recentemente foram divulgados os novos contemplados pelo Projeto Novo PAC Seleções, uma iniciativa do governo federal voltada para obras e empreendimentos. Entre os projetos selecionados na Bahia, destacam-se aqueles relacionados ao setor portuário. Tivemos o acesso aos planos que receberão investimentos, totalizando 10 projetos nessa área.

Dentre os contemplados, alguns estão sob arrendamento para o setor privado, mas ainda assim serão beneficiados com recursos destinados às obras de infraestrutura. Os portos localizados em Salvador, Candeias e Ilhéus apresentam diferentes modalidades, abrangendo desde arrendamentos para empresas privadas até dragagem e investimentos em terminais outorgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Em Salvador, foram selecionados terminais como o Terminal Marítimo de Salvador SPE S.A, Tecon Salvador S.A e a Intermarítima Portos e Logística S.A, que estão sob arrendamento privado. Além disso, iniciativas como a recuperação do cais comercial e a reforma da pavimentação da Retroárea também foram contempladas. Em Ilhéus, os projetos incluem dragagem de aprofundamento e o terminal Bamin.

Em Candeias, os terminais Atu 12 SPE S.A e Atu 18 SPE S.A, administrados pelo CS Portos, foram selecionados, assim como o Terminal Químico de Aratu da Ultracargo Logística S.A. Embora não haja detalhes sobre as intervenções específicas, o PAC indicou que os projetos foram classificados como “obra”, fornecendo ainda informações sobre a modalidade de cada um.

Ao todo, a Bahia receberá investimentos do Governo Federal, beneficiando 716 obras em todo o estado. Os projetos abrangem áreas como saúde, educação, esporte e cultura, visando atender a mais de 12,7 milhões de baianos, cerca de 90% da população estadual. O projeto contemplou aproximadamente 335 cidades baianas, abrangendo todas as modalidades.

No total, foram selecionadas 6.778 obras e empreendimentos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios do país. As seleções priorizaram o preenchimento de lacunas assistenciais, levando em consideração os critérios específicos de cada modalidade, conforme anunciado no lançamento do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram