Vigilância Sanitária promove ações educativas e de fiscalização para a Semana Santa
Para fortalecer a cultura da prevenção em saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária (Visa), está promovendo nesta semana uma série de ações de inspeção e educação nos locais de Salvador que comercializam os produtos tradicionais consumidos durante a Semana Santa. Essas atividades serão realizadas nos 12 Distritos Sanitários da cidade, a partir das 9h.
Nos locais de venda, como o Mercado Municipal de Itapuã, Sete Portas, Mercado do Peixe e do Rio Vermelho, a Visa irá orientar os comerciantes sobre as normas sanitárias para a comercialização segura desses produtos. Além disso, a população receberá informações sobre como escolher o pescado adequado para o consumo. A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca que a prevenção, por meio da educação, já é uma prática integrada às ações da Visa e é fundamental para garantir a segurança alimentar de todos.
Na quinta-feira (14), às 14h, a Visa realizará um Treinamento para Comercialização de Alimentos Típicos da Semana Santa, no auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), localizado na Rua do Queimado, 17, no bairro da Liberdade. Essa capacitação está aberta a todos os comerciantes de produtos típicos.
A Semana Santa, celebrada em 2024 na última semana de março, é uma tradição religiosa que envolve rituais e celebrações festivas, onde a culinária desempenha um papel importante nas casas e mesas da população brasileira. Os alimentos mais consumidos nesse período incluem peixes, camarão seco, leite de coco, azeite de dendê, amendoim, castanha e chocolates. Esses produtos são predominantes na culinária baiana não apenas durante a Semana Santa, mas ao longo de todo o ano.
PROGRAMAÇÃO DE INSPEÇÕES
Dia 15 (sexta) – Mercado Municipal de Itapuã
Dia 19 (terça) – Comércio Informal de Pescados de Itapagipe e Mercado das Sete Portas
Dia 21 (quinta) – Mercado do Rio Vermelho
Dia 22 (sexta) – Mercado do Peixe (Água de Meninos)