Governo Federal pretende ampliar diálogo com prefeituras baianas para facilitar envio de verbas, diz ministra
Durante a abertura do 27º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Bahia, que aconteceu nesta quarta-feira (21) no SENAI CIMATEC, em Salvador, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, revelou que o governo vai negociar com diversas prefeituras para adotarem o sistema de obras do governo, visando mapear todas as obras em andamento. Em parceria com o Governo do Estado da Bahia e o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), o evento também discutiu a ampliação do diálogo com prefeituras para a liberação de verbas federais e a criação de cursos de capacitação pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Além disso, Esther Dweck destacou a importância da nova medida de licitações e da capacitação dos servidores públicos. Ela ressaltou que o Ministério da Gestão e Inovação está empenhado em facilitar o acesso dos municípios aos recursos federais, incluindo o PAC, programa que é responsabilidade da Casa Civil, chefiada pelo ministro Rui Costa (PT). A ministra enfatizou que o governo federal disponibiliza recursos voluntários para estados e municípios, exigindo contrapartidas e prestações de contas.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) também participou do fórum e falou sobre a parceria com o Governo Federal, destacando que uma das áreas de atuação do PAC na Bahia será a melhoria das rodovias federais. Ele enfatizou a importância de duplicar estradas federais, como as BRs-101, 242 e 116, para melhorar a infraestrutura e facilitar o acesso aos serviços públicos para os cidadãos baianos.