Frente fria deve atingir Salvador, segundo a Codesal; Salvamar alerta a população
Na última segunda-feira (25), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu a previsão do tempo para a semana na capital baiana, indicando um aumento gradual das chuvas e uma redução da temperatura. Essas condições devem persistir até o final de março e na primeira quinzena de abril, de acordo com análises do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador. Prevê-se que as chuvas ultrapassem a média climatológica de 143,7 mm devido à formação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e outros sistemas meteorológicos.
Até quarta-feira (27), o céu deve variar de nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas em qualquer momento do dia, havendo risco de alagamentos e deslizamentos de terra. Já na quinta-feira (28), são esperadas chuvas moderadas, por vezes fortes, ao longo do dia, também com risco de alagamentos e deslizamentos.
Entre sexta-feira (29) e sábado (30), o céu deverá permanecer nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia. No domingo (31), a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, com chuvas fracas e isoladas ao longo do dia, e as temperaturas devem variar entre 24 °C (mínima) e 32 °C (máxima).
Com a chegada dessa frente fria e o feriado da Semana Santa, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) enfatiza a importância de precauções ao tomar banho de mar, especialmente devido à maré de março. Kailani Dantas, coordenador da Salvamar, destaca os riscos associados a esse período e aconselha os banhistas a evitarem o mar durante essas condições, ficarem próximos aos postos de salva-vidas e estarem atentos às bandeiras de perigo.
Durante o feriado da Semana Santa, a Salvamar realizará rondas nas praias antes da ativação dos postos, visando garantir a segurança dos frequentadores, principalmente durante os eventos como o “baba do vinho” na orla da cidade. Com uma estrutura composta por 270 agentes distribuídos em 35 postos ao longo de 28 km de orla, a Salvamar também oferece medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, além de disponibilizar contatos de emergência para acionamento direto dos profissionais nas praias.