CAPADestaqueSaúde

Hemóvel recebe doação de sangue em shopping nesta semana; estoques são críticos

Para reforçar os estoques de sangue, que estão em situação crítica, a Fundação Hemoba designará a unidade móvel (Hemóvel) para o Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, de 2 a 6 de abril. Pela primeira vez no local, o serviço permitirá que o público doe sangue e se cadastre como doador de medula óssea.

Localizada no estacionamento G1, próximo à entrada da Smartfit, a unidade móvel estará operando das 8h às 16h. Com exceção dos tipos sanguíneos AB+ e AB-, os demais, A+, A-, B+, B-, O+ e O-, encontram-se em níveis críticos.O Hemóvel é um ônibus completamente equipado, fornecendo toda a infraestrutura necessária, como triagem clínica, mobiliário, equipamentos e uma sala climatizada com quatro cadeiras para coleta de sangue, além de uma equipe de 12 profissionais multidisciplinares.

A capacidade média de coleta externa é de 120 bolsas por dia. Os interessados em se tornar doadores de medula óssea também podem aproveitar para se cadastrar no Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

Lulie Najar, superintendente do Parque Shopping Bahia, incentiva a população local a participar: “Queremos convocar toda a comunidade de Lauro de Freitas e arredores. Venha, doe sangue. Um ato simples e rápido de solidariedade que pode salvar vidas. Confiamos no espírito solidário dos baianos e baianas”.

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsável legal, enquanto os maiores de 60 anos só podem doar se já o fizeram anteriormente.

No dia da doação, é importante não estar em jejum, não ter consumido álcool nas últimas 12 horas e não ter fumado nas últimas duas horas. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas últimas quatro horas. A doação é um procedimento rápido, simples e seguro, com todo o material sendo descartável para evitar contaminação. É necessário apresentar um documento com foto válido em todo o país.

CADASTRO DE MEDULA ÓSSEA

Para se tornar um doador de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e preencher formulários. Os dados pessoais e resultados dos testes serão armazenados em um sistema informatizado que cruza informações com pacientes que precisam de transplantes. Se houver compatibilidade, o doador é convocado para exames adicionais e a doação. A medula óssea é retirada por meio de punções no osso da bacia e se regenera em 15 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram