CAPADestaqueSalvador

Chuva que caiu em Salvador nesta terça foi cerca de 1/3 do esperado para abril

Na madrugada desta terça-feira (2), Salvador foi atingida por fortes chuvas, que em poucas horas acumularam mais de 100 mm em áreas como Federação (113,1 mm), Ondina (111,2 mm) e Campinas de Brotas (104,8 mm). Esses números ultrapassam a média histórica para todo o mês de abril, que é de 284,9 mm. Outros bairros também experimentaram volumes significativos de chuva nas últimas 24 horas, incluindo Brotas (99 mm), Pituba – Parque da Cidade (92,8 mm) e Engenho Velho de Brotas (90 mm), conforme relatado pelo Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

As chuvas foram atribuídas à formação de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) na atmosfera, originado na região do Recôncavo. Esse sistema, caracterizado por intensas atividades convectivas, como chuvas intensas, trovoadas, rajadas de vento e, ocasionalmente, granizo, pode persistir por várias horas. De acordo com o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, “o sistema atmosférico trouxe muita chuva para Salvador se compararmos com a média histórica de abril que é de 284,9 mm. Tivemos 107 mm no intervalo de 2 a 3 horas, cerca de um terço do que é esperado para todo o mês. É claro que muita chuva num curto espaço de tempo trouxe muitos transtornos para a nossa cidade como alagamentos. No entanto, Salvador se mostrou preparada nas áreas de encostas, com as contenções, geomantas e limpezas de canais”.

Para amanhã, quarta-feira (3), a previsão indica céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas, por vezes moderadas, esperadas a qualquer hora do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram