Cartórios lançam sistema de autorização eletrônica para doação de órgãos
Os cartórios em todo o Brasil anunciaram nesta terça-feira (2) o lançamento de um documento eletrônico para facilitar a oficialização da vontade dos cidadãos interessados em serem doadores de órgãos. Essa medida foi divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Colégio Notarial do Brasil, como parte da campanha Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém. Com essa iniciativa, qualquer cidadão que queira doar órgãos poderá preencher e emitir gratuitamente a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) em qualquer cartório de notas do país.
Os documentos de autorização estarão disponíveis em um sistema eletrônico acessível aos profissionais de saúde, que poderão confirmar o desejo da pessoa falecida. O doador terá a opção de autorizar a doação de vários órgãos, incluindo coração, pulmão, rins, intestino, fígado, pâncreas, medula, pele e músculo esquelético. Os interessados na autorização eletrônica podem acessar o site da AEDO e preencher um formulário eletrônico, que será enviado ao cartório escolhido durante o acesso.
Posteriormente, o cartório agendará uma videoconferência para identificar o cidadão e permitir que ele assine o documento eletronicamente. Após a transmissão do pedido, o documento será armazenado no Sistema Nacional de Transplantes e estará disponível após o falecimento do doador.