CAPADestaquePolicia

PF cumpre mandados contra suspeitos de crimes financeiros no sul baiano

Nesta quinta-feira (04), a Polícia Federal (PF) realizou três mandados em Belmonte, localizada na região sul da Bahia, como parte da Operação Second Place, visando combater crimes financeiros em território nacional. Na cidade, foram executados um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão.

Os investigados são suspeitos de associação criminosa, crimes contra o sistema financeiro nacional, estelionato, fraude envolvendo ativos virtuais, valores mobiliários ou ativos financeiros, além de evasão de divisas. As penalidades para esses delitos, quando somadas, podem totalizar até 21 anos de reclusão.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início após a Operação Technikós, iniciada em setembro de 2022, revelar que a associação criminosa é liderada por um indivíduo mexicano residente no Brasil, que se autodenominava representante de uma marca de automóveis italiana.

Esse suspeito estava envolvido na comercialização de produtos da marca, além de participar da criação de uma criptomoeda relacionada à empresa e associar-se a criminosos de outros estados envolvidos em esquemas de pirâmide financeira e movimentações de capital sem autorização do Banco Central (Bacen) ou da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O investigado já havia sido condenado nos Estados Unidos, em 2020, a pagar uma multa de seis milhões de dólares por falsificação de contrato e assinatura falsa.

A operação realizada nesta quinta-feira também abrangeu as cidades de Rio do Sul (SC), Itapetininga (SP), Campinas (SP), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Paulista (PE). Além dos mandados, a PF solicitou o bloqueio de bens de nove pessoas físicas e seis pessoas jurídicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram