Defesa Civil emite nível de alerta máximo devido às fortes chuvas em Salvador; confira previsão
No início da noite deste domingo (7), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu o alerta máximo devido ao volume de chuvas ultrapassando 150 milímetros nas últimas 72 horas. Prevê-se que as chuvas persistam durante esta segunda-feira (8).
Sosthenes Macedo, diretor da Codesal, relatou que o protocolo para acionamento das sirenes devido às chuvas acima de 150 mm em 72 horas foi acionado em duas localidades: Vila Sabiá, na Liberdade, e Baixa do Cacau, em São Caetano.
Consequentemente, SMSs foram enviados às populações dessas comunidades, além do acionamento de diversos órgãos e secretarias do Sistema Municipal de Defesa Civil, como Codesal, Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), para assegurar o abrigo e a segurança das famílias.
Em caso de risco ou ocorrências, é recomendado ligar para o número de emergência 199. Os engenheiros, arquitetos e geólogos da Codesal estão nas ruas realizando vistorias a partir dos chamados recebidos pelo 199. Se houver risco, a orientação é se afastar da área perigosa, discar 199 e aguardar a chegada dos profissionais para garantir a segurança.
Segundo a Codesal, a previsão é de chuvas moderadas a fortes nos próximos dias, com possibilidade de alagamentos e deslizamentos de terra.