Lula se encontra com Rui Costa e outros ministros para reunião em meio à crise da Petrobras
Na noite deste domingo (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou três ministros para discutir a crise na Petrobras, reunindo-se no Palácio do Alvorada. Participaram do encontro os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi chamado de última hora pelo presidente.
Segundo informações, a reunião ocorreu em meio a uma crise na presidência da Petrobras, liderada por Jean Paul Prates, após a diretoria da estatal propor ao Conselho de Administração o pagamento de 50% dos R$ 43,9 bilhões em dividendos extraordinários aos acionistas, retendo a outra metade.
Diante da possibilidade de deixar o comando da estatal, Prates se encontrará com Lula no início desta semana. Rumores indicam que Lula teria convidado Aloizio Mercadante, presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para assumir a liderança da Petrobras.
Os principais obstáculos para a permanência de Jean Paul Prates na presidência são os próprios membros do governo. Entre seus opositores mais destacados estão os ministros Alexandre Silveira e Rui Costa.