Moraes determina investigação contra Elon Musk e ordena que rede X não desobedeça ordens judiciais
Após as ameaças feitas pelo bilionário Elon Musk, proprietário da rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenou que a conduta do empresário seja investigada em um inquérito.
Além disso, Moraes determinou que a rede X obedeça às ordens emitidas pela Justiça brasileira. No sábado (6), Musk criticou as decisões de Moraes nas investigações lideradas pelo ministro e ameaçou reativar os perfis de usuários do X que foram bloqueados pela Justiça.
É importante ressaltar que Moraes é o relator de inquéritos como o das milícias digitais, que investiga ações coordenadas nas redes sociais para disseminar informações falsas e discurso de ódio, visando minar as instituições e a democracia. O inquérito sobre o 8 de janeiro também está sob sua responsabilidade.
Durante o curso dessas investigações ao longo dos últimos anos, Moraes determinou o bloqueio das contas de alguns investigados pelas redes sociais. Segundo o ministro, eles utilizavam as plataformas para cometer as práticas irregulares que estão sendo investigadas.