CAPADestaqueLauro de Freitas

Disputa Eleitoral em Lauro de Freitas: Candidato Apoiado pela Prefeita Contra Grupo de Oposição

As eleições deste ano em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), trarão um confronto entre a atual prefeita Moema Gramacho (PT) e seus oponentes. Como a quarta maior cidade do estado, com 203,3 mil habitantes, o município também será palco de uma disputa entre o grupo governante e sua oposição mais robusta, representada por Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União), respectivamente, mesmo que eles não sejam candidatos diretos.

Moema Gramacho, eleita quatro vezes, anunciou o até então secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Antônio Rosalvo (PT), como pré-candidato à sua sucessão. A pré-candidata a vice-prefeita será a atual presidente da Câmara de Vereadores, Naide Brito (PT).

Do lado da oposição, os nomes em destaque são os da vereadora Débora Régis, recentemente filiada ao União Brasil (União), do empresário Teobaldo Costa (União) e do ex-vereador Matheus Reis, também filiado ao União Brasil. Também é mencionada a ex-deputada Mirela Macêdo.

Debinha, como é conhecida, anteriormente aliada de Moema, tornou-se adversária desde 2020, mantendo um discurso crítico contra o que chama de “desgoverno” da atual prefeita, que por sua vez a acusa de traição.

O grande desafio de Moema Gramacho será fazer seu sucessor, algo que não conseguiu em 2012. Naquela ocasião, tentava emplacar a candidatura de João Oliveira (PT), sem sucesso. Em 2024, com Antônio Rosalvo como pré-candidato, a prefeita tem a oportunidade de reverter esse histórico, aproveitando sua experiência política e sua leveza em comparação ao candidato de 2012.

Os apoiadores de Moema indicam que o ponto fraco de seu candidato será novamente a infraestrutura, especialmente as vias em mau estado, escolas e mobilidade urbana. Por outro lado, a chapa governista deverá apontar problemas em cidades governadas pela oposição, como Camaçari e Salvador, além da falta de experiência em gestão dos opositores de Moema.Lauro de Freitas, entre as 37 prefeituras governadas pelo PT na Bahia, é a mais populosa e economicamente forte. Com um PIB de R$ 7,3 bilhões, o município se tornará uma arena para os grupos políticos do estado testarem suas forças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram