CAPADestaqueSalvador

Em 15 dias de funcionamento, Hospital Veterinário de Salvador obteve 1.100 atendimentos

O Hospital Municipal Veterinário de Salvador, localizado no bairro de Canabrava, alcançou um marco significativo de 1.100 atendimentos em média, desde o início de suas operações até a semana mais recente. Desde sua inauguração, a unidade tem registrado entre 60 a 70 atendimentos por dia.

Michele Holanda, Diretora de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS), compartilhou os números e detalhes dos atendimentos. Entre as condições diagnosticadas nos animais de estimação estão sarna, bicheira, fraturas, e outras enfermidades.

Segundo Holanda, os cães foram os que mais passaram por procedimentos no hospital: “Muito mais cães do que gatos precisaram de atendimento”. Além das consultas e atendimentos de emergência, exames e cirurgias também foram realizados no local.

“A cada animal que chega ao hospital, todos os dados são registrados. Por exemplo, houve um caso de abandono envolvendo um gato trazido por uma funcionária do SAC de Cajazeiras. O animal foi deixado lá, mesmo após termos entrado em contato com ela para informar que estava pronto para ser resgatado. Essa situação caracteriza abandono, enquadrando-se como maus tratos”, explicou.

A SECIS revelou um estudo em andamento para ampliar os atendimentos no hospital e introduzir uma nova especialidade. “Estamos avaliando a frequência de pacientes no hospital e, posteriormente, discutiremos com a organização social (OS) a possibilidade de ampliação ou a inclusão de uma nova especialidade. Dado o atual cenário de alta demanda, vamos esperar de 30 a 60 dias para avaliar se há alguma especialidade que não estamos conseguindo atender, a fim de amenizar essa situação”, disse a diretora da SECIS.

Ela ressaltou que qualquer ampliação dependeria de uma expansão física do hospital, pois a estrutura atual não suportaria o aumento do fluxo de pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram