CAPADestaqueSalvador

Limpurb reforça instalação de lonas em áreas de risco de Salvador no período das chuvas

Durante o período da Operação Chuva, que ocorre de abril a junho, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) intensifica a instalação de lonas em áreas de risco para reduzir o perigo de deslizamentos de terra causados pelas chuvas. Na última quarta-feira (10), essa ação foi realizada no Vale do Canela, próximo ao Centro Médico, onde parte de um barranco deslizou, bloqueando o acesso dos moradores.

A equipe da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública de Salvador (Dsip) auxiliou na operação, isolando uma linha de energia dos postes de iluminação que estavam em contato com o barro.

Desde janeiro deste ano, foram realizadas 160 ações, com mais de 26 mil m² de lonas instaladas e mais de 150 toneladas de resíduos coletados. Isso beneficiou 60 bairros, com destaque para Castelo Branco, Tancredo Neves, Campinas de Pirajá, Pau da Lima e Paripe.

Segundo Ivelise Cristina, agente de fiscalização da Limpurb, as lonas são uma medida temporária para prevenir deslizamentos. Equipes especializadas em rapel são responsáveis pela instalação das lonas após solicitação da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Durante a Operação Chuva, a Limpurb realiza uma série de serviços, incluindo limpeza de encostas, remoção de entulho e enlonamento em áreas de risco. Três equipes atuam durante o dia e duas à noite, todos os dias da semana, utilizando diversos equipamentos.

O procedimento envolve 25 agentes treinados para realizar o serviço com segurança, utilizando técnicas de rapel para fixar as lonas. A operação é dividida em ações preventivas ao longo do ano e em medidas intensificadas nos meses com maior volume de chuvas, de abril a junho. Durante esse período, a Limpurb mantém equipes de plantão 24 horas por dia para atender às emergências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram