Salvador teve a primeira quinzena de abril mais chuvosa dos últimos 30 anos
De acordo com informações da Codesal, o volume de chuvas na primeira metade de abril em Salvador é o mais alto dos últimos 30 anos. Nos primeiros 15 dias deste mês, foram registrados 529,8 milímetros de chuva, ultrapassando os números de 2010 (356,3 mm) e 1994 (276,7 mm).
Isso representa quase o dobro da média esperada para abril, que era de 284,9 mm. O diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, ressaltou que a cidade tem resistido graças às medidas de prevenção implementadas pela Prefeitura ao longo do ano.
Um sistema de baixa pressão e uma frente fria sobre o oceano Atlântico causaram chuvas moderadas a fortes em diferentes momentos, previstas para continuar até quinta-feira. A Codesal está em alerta devido ao risco de deslizamentos, acionando sirenes em áreas vulneráveis e fornecendo abrigo e assistência às famílias afetadas.
A operação de resposta às chuvas, que ocorre entre abril e junho, envolve investimentos em infraestrutura, tecnologia e medidas de segurança, incluindo a implantação de estações pluviométricas e meteorológicas, obras de contenção de encostas e suporte social às comunidades atingidas.