CAPADestaquePolicia

Caso Binho Galinha: PF deflagra mais um desbobramento da Operação El Patrón em Feira de Santana

Na tarde desta segunda-feira (22), foi iniciado mais um desdobramento da Operação El Patrón, denominado Hybris II, numa ação conjunta envolvendo a Polícia Federal, Receita Federal, Ministério Público Estadual e a Força Correcional Integrada (FORCE/COGER/SSP/BA). Por meio de uma medida cautelar, foi ordenada a alienação antecipada de 45 propriedades urbanas e rurais e 245 animais, em cumprimento à decisão emitida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Feira de Santana.

A Operação El Patrón foi iniciada em 7/12/2023, quando foram emitidos dez mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, bloqueio de mais de R$ 200 milhões em contas bancárias dos investigados, o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão das atividades econômicas de seis empresas.

As investigações continuam em andamento para identificar possíveis envolvidos, visando desmantelar uma organização criminosa especializada na lavagem de dinheiro proveniente de jogos de aposta, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais, em Feira de Santana e localidades adjacentes.

O deputado estadual Binho Galinha (Patriota) é considerado o principal alvo da Operação El Patrón. Um dos desdobramentos, denominado Hybris I, foi iniciado em 9 de dezembro, em Feira de Santana. Durante a operação, a esposa do deputado estadual Binho Galinha (PRD), Maiana Cerqueira, foi detida pela Polícia Federal (PF).

Além do mandado de prisão preventiva, os agentes cumpriram 17 mandados de busca e apreensão, bloquearam quase R$ 4 milhões em contas bancárias dos investigados, e suspenderam as funções públicas de cinco policiais militares, incluindo um Tenente-Coronel, além de suspenderem as atividades econômicas de uma empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram