BahiaCAPADestaque

Bombeiros baianos resgatam mais de 200 pessoas atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Os bombeiros da Bahia enviados ao Rio Grande do Sul para ajudar nas operações de resgate já socorreram pelo menos 208 pessoas até esta segunda-feira (6). Entre os resgatados, havia idosos, crianças e uma pessoa com sinais graves de desidratação.

Conforme relatos do g1 Bahia, as equipes baianas estão distribuídas em duas cidades: Galópolis, distrito de Caxias do Sul, onde continuam as buscas por pessoas soterradas pelos deslizamentos de terra, e Santa Lúcia do Piaí, onde estão resgatando 11 moradores isolados na região de Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves.

“Dividimos nossos militares em três frentes para atender o maior número possível de pessoas. Estamos trabalhando em colaboração com outros corpos de bombeiros e órgãos como a defesa civil”, explicou o comandante-geral do CBMBA, Coronel BM Adson Marchesini.

Os bombeiros baianos estão utilizando uma aeronave e quadriciclos para alcançar áreas remotas.

A tragédia já resultou em 85 mortes, conforme boletim da Defesa Civil divulgado no final da tarde desta segunda-feira (6). Outras quatro mortes estão sob investigação para determinar a causa, se foram provocadas pelas enchentes que assolam o estado.

As autoridades contabilizam 339 feridos, 134 desaparecidos e mais de 201 mil pessoas desabrigadas, sendo 153.824 desalojadas e 47.676 em abrigos públicos.

As chuvas, que causaram inundações em grande parte do estado, afetaram 1.178.226 gaúchos de alguma forma. O número de municípios atingidos subiu para 385.

O governo federal optou por antecipar a liberação de R$ 580 milhões em emendas parlamentares individuais para cidades do Rio Grande do Sul, dos quais R$ 538 milhões devem ser destinados a ações na saúde pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram