Suspeito de integrar ‘Central de Fake News’ é alvo de operação na RMS
Um homem suspeito de integrar uma ‘central de fake news’ que atua no Rio Grande do Norte foi preso nesta segunda-feira (27), após cumprimento de mandado de busca e apreensão em sua casa, localizada no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
A ação faz parte dos desdobramentos da ‘Operação DesFarsa’, lançada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte contra um esquema criminoso que, segundo as investigações, cria, dissemina e promove notícias falsas sobre autoridades do estado.
A prisão foi realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Na última quinta-feira (23), foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim e Lagoa Salgada (RN), além de Garuva, em Santa Catarina.
De acordo com o MP-RN, as investigações revelaram um esquema que contratava serviços de postagens em perfis de redes sociais para divulgar fake news com o objetivo de coagir servidores públicos em suas funções e enfraquecer a reputação de instituições públicas.
Essas postagens de conteúdos falsos eram feitas em pelo menos seis perfis de redes sociais, um deles com mais de 20 mil seguidores. Esse tipo de divulgação se enquadra em crimes de calúnia, difamação, ameaça contra servidor público e coação no curso do processo, além de associação criminosa do tipo milícia digital, visando à manipulação da opinião pública.