Pituaçu sofre com sequência grande de jogos, gramado prejudicado e sem torcida; entenda
Construído em 1979 e reformado em 2009, o Estádio Metropolitano de Pituaçu é uma das principais arenas do futebol baiano. Nas últimas semanas, a condição do estádio tem gerado preocupação devido ao grande número de jogos realizados. A intensa sequência de partidas afetou o gramado, que agora requer atenção especial.
Nos primeiros nove dias de junho, o campo situado na Avenida Pinto de Aguiar foi palco de sete jogos, incluindo confrontos da Série D do Brasileirão, Série B do Campeonato Baiano e do Baianão sub-20. A combinação de desgaste e chuvas frequentes em Salvador resultou em buracos no gramado. Para minimizar os danos e garantir a continuidade dos jogos, foi utilizada areia branca no campo.
Além dos desafios com o gramado, as arquibancadas do Roberto Santos estão sem receber público. A nova portaria 55 do Ministério do Esporte exige alvará de funcionamento, mesmo para estádios públicos. Davidson Magalhães, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), garantiu ao Bahia Notícias que a situação será resolvida em breve.
“Houve uma mudança no Ministério, que agora exige um alvará de funcionamento. O estádio é público, pertencente ao governo do estado, com mais de 30 anos”, explicou Davidson. Ele também assegurou que todos os laudos do estádio estão em dia.
Devido à falta do alvará, times como Jacuipense, Estrela de Março, Bahia, Vitória, SSA FC, Galícia e Itabuna ficaram sem o apoio de seus torcedores nas últimas semanas.
Com a expectativa de um ritmo que permita a recuperação do campo e o retorno do público, o Estádio Roberto Santos voltará a receber uma partida nesta terça-feira (11), às 15h, com o confronto entre Leônico e SSA FC, pela segunda rodada da divisão de acesso estadual.
Partidas realizadas em Pituaçu em junho:
- 01/06 – Jacuipense 1×0 Itabaiana – 6ª rodada da Série D
- 02/06 – Itabuna 3×1 Serra – 6ª rodada da Série D
- 06/06 – Vitória 3×0 Estrela de Março – Semifinal do Campeonato Baiano sub-20
- 08/06 – Bahia 2×0 Vitória da Conquista – Semifinal do Campeonato Baiano sub-20
- 08/06 – SSA FC 0x0 Porto – 1ª rodada da Série B do Campeonato Baiano
- 09/06 – Estrela de Março 2×0 Vitória – Semifinal do Campeonato Baiano sub-20
- 09/06 – Galícia 1×2 Fluminense de Feira – 1ª rodada da Série B do Campeonato Baiano