Estado Islâmico planejou ataques contra o Real Madrid, diz jornal
Durante a temporada europeia de 2023-2024, o grupo terrorista Estado Islâmico planejou ataques contra os jogadores do Real Madrid. Na última semana, a Guarda Civil espanhola, em colaboração com a Polícia Europeia e o FBI, desmantelou a Fundação I’lam, um centro de propaganda do Estado Islâmico. Esta fundação operava estações de rádio, agências de notícias, produtoras audiovisuais e perfis nas redes sociais, que difundiam conteúdo relacionado ao Daesh em espanhol e outras línguas. A informação foi inicialmente divulgada pelo jornal espanhol El Confidencial.
A investigação resultou na prisão de nove pessoas nas cidades de Girona, Cádiz, Anta e Tenerife, com dois dos detidos sendo enviados para prisão provisória.
Entre os materiais apreendidos na operação, havia conteúdos que incentivavam ataques contra o ônibus do time do Real Madrid e contra os torcedores que aguardavam a chegada do clube nos arredores do Estádio Santiago Bernabéu, em Madri.
“Meu querido irmão. Aguarde em um local próximo ao ponto de chegada dos jogadores. Mire neles junto com seus seguidores”, dizia um cartaz ao qual o El Confidencial teve acesso, mostrando um homem mascarado atirando com um rifle com mira telescópica contra o ônibus da equipe branca.
ATAQUE DIRETO AO BERNABÉU
“Meu querido irmão de Al-Andalus”, começava o primeiro parágrafo. “Um objetivo muito valioso espera por você. Entre nas multidões, distraia a segurança com explosivos improvisados e dispositivos de engodo, e avance em direção ao seu objetivo principal (Bernabéu) com determinação”, afirmava outra declaração.
Na operação policial, também foram desativados canais e meios de comunicação que propagavam essa propaganda, além de serem apreendidos guias de autoformação para que seus seguidores se treinassem e atuassem como ‘lobos solitários’, realizando ações individuais com pouca ou nenhuma ajuda do Daesh.