CAPADestaqueSaúde

Fiocruz alerta para meningite transmitida por caramujo após morte no RJ

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) identificou o verme causador de meningite eosinofílica em um caramujo coletado em Nova Iguaçu (RJ) após uma morte confirmada pela doença em 22 de abril. Entre 22 moluscos analisados, um da espécie Pomacea maculata estava infectado. A meningite eosinofílica, causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis, é transmitida por caramujos infectados. A infecção ocorre ao ingerir caramujos contaminados ou seu muco.

A população foi orientada sobre cuidados, como usar luvas ao manusear caramujos, higienizar bem verduras e não ingerir moluscos crus. No Brasil, o caracol gigante africano (Achatina fulica) é um vetor comum. Sintomas da doença incluem dor de cabeça, rigidez da nuca e febre. O tratamento é necessário para prevenir complicações graves, embora a maioria dos casos se cure espontaneamente.

Para prevenção, recomenda-se coletar e destruir caramujos adequadamente e higienizar frutas e verduras. Municípios devem realizar coletas periódicas de moluscos para análise. O alerta se estende a todo o Brasil, onde o verme foi detectado em 14 estados entre 2008 e 2021. As autoridades de saúde e a classe médica devem estar cientes para melhorar a prevenção e o diagnóstico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram