Lula recria comissão que investiga mortes e desaparecimentos na ditadura
O governo federal divulgou, nesta quinta-feira (4), um despacho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Diário Oficial da União (DOU), que restabelece a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP). Essa comissão havia sido encerrada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O ato de Lula revogou um despacho de 30 de dezembro de 2022, uma das últimas ações da administração bolsonarista, que aprovou o relatório final da comissão, resultando na sua extinção.
Além de reverter a decisão do ex-presidente, Lula determinou a continuidade dos trabalhos da comissão e substituiu alguns de seus membros. A retomada da comissão já era defendida anteriormente pelo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, mas a medida foi oficializada apenas um ano e meio após o início do terceiro mandato de Lula.
Silvio afirmou que a recriação da comissão “é um importante passo na garantia da memória, da verdade e da justiça”. As informações sobre o funcionamento e o plano de trabalho do órgão serão definidos após a posse dos novos membros.