Senadoras juntam esforços para buscar primeira presidência feminina da história do Congresso
As senadoras Eliziane Gama (PSD-MA) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) estão trabalhando para viabilizar uma candidatura feminina à presidência do Senado Federal, que nunca teve uma mulher no comando em seus 200 anos de história.
Na semana passada, as duas se reuniram com a senadora Leila Barros (PDT-DF), líder da bancada feminina do Senado. Desde março, Soraya foi anunciada como a candidata do Podemos para a presidência da Casa.
“Nós nos unimos nesse projeto de ter a primeira mulher presidente do Congresso Nacional, presidente do Senado Federal. É um momento em que temos 16 senadoras. Nunca tivemos esse número, uma bancada unida”, disse Thronicke em um vídeo nas redes sociais.
Fontes próximas às senadoras indicam que o principal desafio é conseguir apoio dentro de seus próprios partidos e unir forças com outras senadoras para realizar ações políticas que atraiam votos dos senadores homens.
O atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apoia o senador Davi Alcolumbre (União-AP) como seu sucessor. Alcolumbre, que já presidiu o Senado entre 2019 e 2021, é considerado o favorito na disputa.