Apagão cibernético atrasa voos e prejudica serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo
Um apagão cibernético está afetando serviços em vários países nesta sexta-feira (19). Entre os serviços impactados estão voos nos Estados Unidos e operações bancárias na Austrália.
O apagão envolve usuários da Microsoft e está relacionado à empresa de segurança cibernética CrowdStrike, segundo a Associated Press. A empresa informou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionadas ao sensor “Falcon”.
Até o momento, não foram registrados problemas no Brasil. De acordo com a ABC, voos da American Airlines, United e Delta não devem decolar nas próximas horas.
Na França, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris está enfrentando problemas de TI, a uma semana do início das competições. “Ativamos planos de contingência para continuar as operações”, afirmou o comitê em comunicado.
Serviços bancários foram afetados na Austrália e Nova Zelândia. No Reino Unido, o serviço de trens foi prejudicado e o canal Sky News enfrentou dificuldades para realizar transmissões ao vivo.
Em Hong Kong, as companhias aéreas passaram a realizar o check-in manualmente, embora os voos não tenham sido afetados.
Ainda não há previsão para a normalização dos serviços.