CAPADestaqueSalvador

Construção dos Pilares da Ponte Salvador-Itaparica pode Iniciar em Abril de 2025

A sondagem de águas profundas da Ponte Salvador-Itaparica, iniciada em julho, deve ser concluída em fevereiro de 2025. Esse processo abre caminho para que os pilares da ponte comecem a ser erguidos no primeiro semestre do mesmo ano, possivelmente em abril.

A primeira fase de sondagem começou em março deste ano, e a segunda fase, em águas rasas, foi iniciada em junho. A terceira fase, em águas profundas, começou no início de julho. A velocidade do trabalho do consórcio chinês permite ao governo da Bahia antecipar a conclusão das perfurações para fevereiro, segundo o secretário da Casa Civil, Afonso Florence.

A Ponte Salvador-Itaparica terá 12,4 km de extensão e será a maior da América Latina, com um investimento atualizado de R$ 9 bilhões. A obra só avançou graças à intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, devido à sua boa relação com a China.

A sondagem envolve 102 furos na Baía de Todos-os-Santos, cada um levando de dois a três dias. Após a sondagem, a mobilização dos canteiros de obras começará em Salvador, Vera Cruz e Maragogipe no primeiro semestre de 2025. A construção dos primeiros pilares está prevista para o segundo semestre, mas pode ser antecipada.

Além da ponte, novos sistemas viários serão implementados em Salvador e Vera Cruz, incluindo túneis, viadutos e a duplicação de um trecho da BA-001.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram