Independência da Bahia em Realidade Virtual: Projetos no Metaverso Revivem 2 de Julho
Pesquisadores baianos desenvolveram, através do Edital 2 de Julho no Metaverso, games imersivos que retratam a luta pela Independência do Brasil na Bahia usando realidade virtual. Estes jogos permitem que baianos de todas as idades, especialmente os interessados em história e games, vivenciem batalhas históricas.
Financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) e vinculados à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), os protótipos serão apresentados a jovens estudantes no evento “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, na próxima terça-feira (23), às 10h, no Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano, em Santo Amaro.
Com um investimento de R$ 4 milhões, os seis capítulos cobrem momentos importantes da independência, começando em 12 de fevereiro de 1822 e finalizando em 2 de julho de 1823.
Rodrigo Rocha, da Ufba, detalha que seu jogo permite ao usuário tentar impedir a posse de Madeira de Melo. Já Marcio Fiais, também da Ufba, criou um jogo onde o usuário vive a perspectiva de Liberata, uma escrava liberta. Pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) desenvolveram um episódio que consiste em uma visita imersiva a um museu virtual, retratando o 25 de junho em Cachoeira.
As equipes são compostas por professores, pesquisadores e profissionais da área de games.