Lula diz que brasileiros deviam devolver patrimônio à União e fala recebe enxurrada de críticas nas redes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou repercussão ao afirmar, em Buri (SP), que a alíquota de 4% de imposto sobre heranças desestimula doações ao governo e instituições, sugerindo que as pessoas “devolvam” seu patrimônio ao Estado. A declaração foi feita durante a comemoração dos 10 anos do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, onde foram anunciados R$ 79,3 milhões de investimentos do Novo PAC na universidade.
Lula comparou a situação com os Estados Unidos, onde o imposto sobre heranças é de 40%, incentivando doações para universidades e fundações. No Brasil, com uma alíquota de apenas 4%, segundo ele, não há esse incentivo.
A palavra “devolver” gerou críticas nas redes sociais. O deputado Kim Kataguiri (União-SP) e a deputada Carla Zambelli (PL-SP) condenaram a sugestão, considerando-a inadmissível e desrespeitosa com o esforço dos cidadãos. Lula exemplificou sua argumentação com a doação de uma fazenda por Raduan Nassar para a UFSCar, destacando o impacto positivo dessa ação no desenvolvimento educacional e regional.