Canal francês elege uniforme brasileiro como um dos mais bonitos das Olimpíadas de Paris
O destaque do uniforme brasileiro para as Olimpíadas de Paris 2024 foi a jaqueta unissex, adornada com bordados que representam a fauna e flora do Brasil. A CNews também ressaltou a importância da sustentabilidade na escolha dos materiais, destacando o uso de tecidos reciclados, já que o Brasil é um grande produtor de jeans.
O calçado, produzido pela marca Havaianas, foi elogiado pela emissora por sua casualidade e autenticidade, refletindo a identidade do país.
Polêmica
O uniforme da delegação brasileira gerou controvérsia nas redes sociais. Muitos internautas compararam a roupa a trajes cristãos e a consideraram “brega”.
Márcia Fu, ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica, criticou o uniforme em seu canal no YouTube, dizendo: “O que é isso aqui? Isso é do Brasil? Como assim? Gente, isso não é do Brasil, não. Estão mentindo. Esse negocinho jeans… Que blusa é essa aqui embaixo? Bem de crente. Ai, me desculpa, eu não podia ter falado, mas eu falei. Não gostei”.
A cantora Anitta também expressou sua insatisfação, afirmando: “Acho que o look representa exatamente como o atleta é tratado no país. Sem estrutura, sem oportunidades, desvalorizado. O atleta no Brasil é um grande vencedor só por resistir na decisão de ser atleta. Acho que o look veio pra reafirmar exatamente isso, como que o atleta precisa ser guerreiro e passar por poucas e boas pra seguir seu sonho”.
Em resposta às críticas, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) defendeu a escolha do uniforme. “Não é Paris Fashion Week, são os Jogos Olímpicos. Então, nosso foco está nisso”, declarou Paulo Wanderley, presidente da entidade, na última quarta-feira (24).