CAPADestaquePolítica

Lula cobra atas eleitorais a Maduro após resultado na Venezuela e lança nota conjunta com Colômbia e México

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), através do Ministério das Relações Exteriores, emitiu uma nota exigindo a divulgação das atas eleitorais após o resultado conturbado da eleição presidencial na Venezuela, que resultou na reeleição do chavista Nicolás Maduro. O comunicado, publicado nesta quinta-feira (1º), foi elaborado em conjunto com os governos da Colômbia e do México (confira na íntegra aqui).

Na nota, o governo Lula não rejeita explicitamente o resultado das eleições, mas solicita que as autoridades venezuelanas “divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação.” Além disso, o documento enfatiza que “as controvérsias sobre o processo eleitoral devem ser resolvidas pela via institucional.”

“Estamos acompanhando atentamente o processo de apuração dos votos e fazemos um apelo às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de maneira rápida e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação. Nesse contexto, apelamos aos atores políticos e sociais para que exerçam a máxima cautela e contenção em suas manifestações e eventos públicos, a fim de evitar uma escalada de episódios violentos”, diz a nota.

“Manter a paz social e proteger vidas humanas devem ser as prioridades neste momento. Que esta seja uma oportunidade para expressar, mais uma vez, nosso absoluto respeito pela soberania da vontade do povo da Venezuela”, conclui o documento.

Por fim, os governos do Brasil, Colômbia e México se colocaram à disposição para “buscar acordos” que possam beneficiar o povo venezuelano.

Diálogo entre Brasil, Colômbia e México
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou remotamente na tarde desta quinta-feira com os presidentes Manuel Lopez Obrador, do México, e Gustavo Petro, da Colômbia. Durante a conversa, os líderes discutiram a crise eleitoral na Venezuela.

Segundo a Folha de São Paulo, a conversa teve início por volta das 17h20 e durou cerca de 40 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram