UFBA e prefeitura de Salvador firmam acordo para aprimorar políticas voltados à cultura e ao turismo
A prefeitura de Salvador e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) firmaram uma parceria com o objetivo de melhorar as políticas públicas voltadas para a cultura e o turismo na capital baiana. Com duração inicial de um ano, a iniciativa prevê a realização de diversas ações e serviços voltados para esses segmentos.
Entre as colaborações previstas, estão a criação de um núcleo de estudos sobre o Carnaval, o desenvolvimento de tecnologia e inovação, e a revitalização do Centro Histórico, entre outras estratégias. A universidade e a secretaria elaborarão propostas de ação que resultarão em um plano de trabalho específico, detalhando as atividades necessárias para o desenvolvimento do acordo.
O acordo foi assinado nesta sexta-feira (2) pelo Secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, e pelo reitor da UFBA, Paulo Miguez, durante uma reunião no Palácio Thomé de Souza.
Entre os temas discutidos, destacaram-se a otimização da Casa do Carnaval, localizada no Centro Histórico, e a possibilidade de o espaço sediar um congresso mundial voltado para a festa, atualmente realizado na Espanha. Outro ponto abordado foi o uso do Arquivo Público Municipal, onde a UFBA contribuirá para explorar o acervo do edifício em pesquisas acadêmicas.
A parceria também incluirá melhorias nos campi universitários do Canela, Federação e Ondina. Os serviços envolverão a manutenção de calçadas e gradis de proteção, proporcionando mais infraestrutura e segurança à comunidade acadêmica.