Com 709 casos de mpox no Brasil, ministério convoca reunião
Com o aumento dos casos de mpox e a circulação de uma nova variante do vírus na África, o Ministério da Saúde do Brasil convocou uma reunião para esta terça-feira (13) para discutir a situação. A pasta pretende atualizar as recomendações e o plano de contingência para a doença, monitorando informações da OMS e do CDC. Apesar da preocupação, o ministério avalia que o risco para o Brasil é baixo, com 709 casos e 16 óbitos registrados em 2024.
Sobre vacinas, o ministério lembrou que a imunização foi realizada em 2023 durante uma emergência de saúde pública. A OMS, por sua vez, solicitou que fabricantes submetam pedidos para o uso emergencial de vacinas contra a mpox, especialmente para países de baixa renda.
A mpox é uma doença viral transmitida por contato com animais ou pessoas infectadas, e seus sintomas incluem erupções cutâneas, febre e dores no corpo. Embora a maioria dos pacientes se recupere em um mês, a doença pode ser fatal sem tratamento, como observado na República Democrática do Congo, onde 479 mortes ocorreram em 2023.
A OMS havia declarado a mpox como uma emergência de saúde pública em 2022, mas em 2023 retirou essa classificação, embora tenha destacado que a doença ainda representa desafios significativos, especialmente para pessoas com HIV não tratado.