CAPADestaqueSalvador

Salvador melhora classificação no Ideb e alcança 18ª posição em ensino fundamental entre capitais

A rede municipal de ensino de Salvador alcançou uma nota de 4,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos finais do ensino fundamental, subindo uma posição no ranking entre as capitais, passando do 19º para o 18º lugar. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na noite desta quarta-feira (14).

Além disso, a educação pública de Salvador apresentou melhorias nas áreas de português e matemática, alcançando uma nota de 5,47, superando o índice de 2021, que foi de 5,45.

O secretário municipal da Educação, Thiago Dantas, destacou que a pandemia causou um grande impacto negativo no sistema educacional global. No entanto, ele ressaltou que a prefeitura de Salvador implementou uma série de medidas para recuperar a aprendizagem.

A Secretaria de Educação informou que, em 2024, a prefeitura destinou R$ 2,7 bilhões do orçamento para a educação. Além de financiar as ações do programa, o município reforçou a equipe da rede municipal com a contratação de cerca de 1,2 mil educadores nos últimos 18 meses.

“Também contratamos 700 estagiários de Pedagogia, Português e Matemática como parte do Programa de Apoio à Aprendizagem (Paap). Eles estão atuando em sala de aula para ajudar os professores a identificar as dificuldades dos alunos em cada matéria. A partir dessa identificação, a equipe desenvolve atividades complementares específicas para reduzir o déficit de aprendizado. Além disso, lançamos o Aprender+, que oferece aulas extras aos sábados para reforçar essas iniciativas”, explicou Dantas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram