Eleições 2024: Bahia tem mais de 120 candidatos ligados a forças de segurança em nome de urna
Na Bahia, pelo menos 125 candidatos para as eleições municipais deste ano adotaram nomes de urna que fazem referência a forças de segurança, segundo levantamento do Bahia Notícias com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até terça-feira (20). Os candidatos, incluindo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, utilizam patentes e títulos militares ou policiais, como “soldado”, “tenente”, “capitão”, “major”, “coronel” e “delegado”.
Os registros encontrados incluem:
- Sargento: 40
- Capitão: 14
- Tenente: 11
- Soldado: 11
- Bombeiro: 11
- Delegado: 11
- Cabo: 8
- Coronel: 7
- Major: 6
- Subtenente: 3
- Comandante: 2
- Tenente-Coronel: 1
Além desses, o número de candidatos ligados às forças de segurança cresce quando se considera as ocupações declaradas. Entre elas, destacam-se:
- Policial militar: 148
- Policial civil: 54
- Militar reformado: 43
- Bombeiro civil: 15
- Bombeiro militar: 8
Ao todo, 268 candidatos declararam ocupações relacionadas às forças de segurança. O partido PL lidera com 7 candidatos, seguido por Republicanos e União Brasil, com 4 cada. Entre os policiais militares, o Avante tem 18 filiados, o PP 15, e o União Brasil 11. O PL lidera entre os policiais civis com 7 candidatos, seguido pelo PT (5) e PP (4).
Este levantamento não considera candidatos que declararam ser “servidor público”, como é o caso de Kleber Rosa (PSOL), policial civil e candidato a prefeito de Salvador. Portanto, o total de candidaturas relacionadas às forças de segurança pode ser ainda maior.