CAPADestaqueEducação

Fies terá cotas pela primeira vez e inscrições abrem nesta quinta

As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para o segundo semestre de 2024 começam nesta quinta-feira (22). Esta será a primeira edição do programa a reservar vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

O Fies, um programa do MEC (Ministério da Educação), financia de forma escalonada estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior. Os interessados têm até a próxima terça-feira (27) para se inscrever.

O MEC publicou o edital com as regras deste processo seletivo na quarta-feira (21), válido para o ingresso no segundo semestre. A abertura das inscrições sofreu atraso, o que gerou insatisfação entre os estudantes. No entanto, o MEC ainda não divulgou o número de contratos disponíveis. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no portal do Fies.

Assim como no primeiro semestre, metade das vagas será reservada para alunos de baixa renda, chamados de Fies Social, destinados a pessoas com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritas no Cadúnico, o cadastro do governo para programas sociais. Esses candidatos poderão solicitar financiamento de até 100% das mensalidades.

Nesta edição, o programa também inclui cotas, onde os contratos serão distribuídos de acordo com a proporção de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência registrada no estado de cada instituição de ensino.

Durante o processo seletivo, os candidatos poderão escolher até três opções de curso, em ordem de preferência. O resultado será divulgado em 9 de setembro, e os pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre 10 e 12 de setembro.

O governo Lula (PT) reintroduziu o financiamento de 100% das mensalidades em fevereiro deste ano, como parte de um esforço para revitalizar o Fies. Desde 2015, o programa vem sendo reduzido, e o número de financiamentos no ano passado foi menor que no final do governo Jair Bolsonaro (PL).

Após a fase de inscrições, o MEC poderá realizar novas convocações por meio da lista de espera para preencher vagas remanescentes. Essas convocações estão previstas para ocorrer entre 16 de setembro e 29 de outubro. Os pré-selecionados na lista de espera terão até três dias úteis após a convocação para complementar a inscrição no site do Fies.

É importante destacar que a apresentação de informações ou documentos falsos resultará na desclassificação do candidato do processo seletivo do Fies.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram