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Deputado sugere que VLT do Subúrbio se chame “irmãos Rebouças”, os primeiros engenheiros negros do Brasil

O deputado estadual Marcelino Galo (PT) apresentou um Projeto de Indicação (PIN) ao governo do estado propondo um nome para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), planejado para o subúrbio de Salvador. Na proposta, o parlamentar sugere que o VLT homenageie os irmãos José, André e Antônio Rebouças, sendo André e Antônio os primeiros engenheiros negros do Brasil. O projeto foi apresentado na última terça-feira (20).

Em sua justificativa, Galo destaca que os irmãos Rebouças se destacaram durante o período da monarquia no Brasil, sendo fervorosos defensores da abolição da escravidão. O deputado também ressaltou que os irmãos foram “pioneiros da engenharia moderna no Brasil”.

“Ocupando um lugar ao lado de figuras como Joaquim Nabuco, Machado de Assis e José do Patrocínio, os irmãos Rebouças foram representantes da pequena classe média negra durante o Segundo Império e vozes importantes na luta pela abolição. Eles defendiam uma visão reformista e progressista para a abolição da escravatura”, declarou o deputado.

Ele também criticou o “embranquecimento de figuras como Machado de Assis e o apagamento histórico de personalidades como os irmãos Rebouças, pioneiros da engenharia moderna no Brasil”.

Quem foram os irmãos Rebouças?

To Antônio e André Rebouças, nascidos em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, em 1838 e 1839, foram os primeiros engenheiros negros do Brasil. Eles contribuíram para o desenvolvimento do recém-separado estado do Paraná e projetaram obras importantes no Rio de Janeiro. Além disso, foram ativistas na luta pela abolição da escravidão, especialmente André, que participou ativamente de campanhas e manifestações.

André e Antônio Rebouças | Foto: Reprodução / Alma Preta

Os irmãos Rebouças eram netos de uma escrava alforriada e de um alfaiate português. O pai deles, também chamado Antônio, era um advogado autodidata, deputado e conselheiro de Dom Pedro II. Em 1854, ambos ingressaram no curso de engenharia da Escola Militar, no Rio de Janeiro. Sete anos depois, foram para a Europa, onde se especializaram na construção de portos e ferrovias.

Devido às suas contribuições significativas, foram homenageados com o Túnel Rebouças, que conecta a zona sul à zona norte do Rio de Janeiro; a Avenida Rebouças, uma das vias mais importantes de São Paulo; e o bairro Rebouças, em Curitiba, que se desenvolveu ao redor da estação de trem projetada por eles.

Entre suas obras mais notáveis estão: a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá (PR), o Plano de Abastecimento de Água do Rio de Janeiro (RJ), as Docas da Alfândega e a Doca Dom Pedro II (RJ), e a Estrada da Graciosa (PR).

Já José Rebouças, ao contrário de seus irmãos engenheiros, foi maestro, instrumentista e compositor de música popular brasileira.

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