Governo Federal detecta onda de incêndios criminosos e aciona Polícia Federal
Em uma coletiva de imprensa neste domingo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou que o governo federal pediu à Polícia Federal (PF) que investigue a possível origem criminosa das queimadas que se alastraram pelo estado de São Paulo nesta semana.
“Estamos enfrentando uma situação realmente fora do comum. Em São Paulo, há duas investigações em andamento para apurar incêndios criminosos que estão afetando áreas de interesse da União, como aeroportos”, disse a ministra. “É raro ver tantos municípios sendo atingidos por incêndios simultaneamente em um período tão curto. Isso não condiz com nossa experiência histórica com incêndios”, completou.
O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, informou que já existem 31 inquéritos em andamento na corporação para investigar incêndios criminosos, incluindo ocorrências na Amazônia, no Pantanal e em São Paulo.
A coletiva ocorreu após a visita da ministra e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à sede do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), em Brasília.