Mais da metade da população apoia retorno do horário de verão
Uma pesquisa realizada pelo portal Reclame Aqui em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que 54,9% dos 3 mil entrevistados são favoráveis ao retorno do horário de verão no Brasil em 2024. As regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste registraram os maiores índices de apoio, com 40,9%, 60,6% e 56,1%, respectivamente. Essas eram as regiões onde o horário de verão costumava ser aplicado.
Para 43,6% dos participantes, a adoção do horário de verão contribui para a economia de energia e outros recursos. Por outro lado, 39,9% acreditam que a medida não gera economia, enquanto 16,4% afirmaram que não têm opinião formada ou não sabem.
O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o retorno do horário de verão é uma possibilidade concreta, visto que pode otimizar o uso da luz natural, reduzindo o consumo de energia elétrica. “O horário de verão é uma possibilidade real, mas não uma certeza, pois além do impacto energético, há implicações econômicas. A medida é útil para diminuir o uso das usinas térmicas nos horários de pico, mas também afeta significativamente a rotina das pessoas”, explicou o ministro.