Equipe de Lula e seguranças de Biden se desentendem, e petista deixa evento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu de participar de um evento promovido pela Fundação Clinton após um desentendimento entre sua equipe e os seguranças do governo dos Estados Unidos.
O evento, denominado Clinton Global Initiative, foi realizado em um hotel em Nova York, onde Lula está hospedado para a Assembleia-Geral da ONU.
Segundo assessores de Lula ouvidos pela Folha, o problema ocorreu quando a segurança no local foi intensificada devido à presença inesperada do presidente dos EUA, Joe Biden.
Lula e sua comitiva chegaram a entrar no hotel, mas, em certo ponto, os agentes de segurança de Biden restringiram o acesso de membros da equipe do presidente brasileiro.
De acordo com os auxiliares, havia um acordo prévio com os organizadores do evento sobre o acesso de Lula às áreas restritas, mas esse plano foi alterado com o aumento da segurança após a chegada de Biden.
Diante do impasse, Lula optou por deixar o local. Membros do governo brasileiro atribuem o ocorrido ao aumento da tensão nas medidas de segurança dos EUA, em meio a recentes tentativas de assassinato durante a campanha eleitoral.