Transalvador inicia credenciamento de veículos de moradores para acesso às áreas do Carnaval 2025
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou nesta terça-feira (24) o cadastramento de veículos para os moradores das áreas restritas do Carnaval 2025. Os moradores têm até o dia 23 de novembro para realizar o procedimento no site da autarquia municipal, acessando a opção “Carnaval 2025”. Cada residência pode registrar até dois veículos e as credenciais, emitidas gratuitamente, serão entregues em casa.
Para quem já se cadastrou em anos anteriores, basta entrar no sistema com o mesmo login e senha, confirmar o veículo registrado, substituí-lo ou cadastrar um novo. Aqueles que não atualizarem as informações até o prazo final deverão comparecer a um dos postos físicos, que ainda terão a data e locais divulgados, para solicitar uma nova credencial.
A Transalvador já enviou cartas para mais de 30 mil residências nas zonas de restrição, orientando sobre o processo de obtenção dos adesivos e fornecendo todas as instruções para o cadastro dos veículos. No site, também é possível verificar se a residência está localizada em uma área de restrição durante a festa.
Para o primeiro cadastro, o proprietário ou inquilino deve informar os números do IPTU, CPF/CNPJ e um e-mail válido. O CPF fornecido deve ser o do proprietário do imóvel. Após preencher esses dados, o sistema enviará um código de acesso para o e-mail informado. Com esse código, será possível acessar o sistema e cadastrar o Renavam e a placa do veículo. Todo o processo deve ser concluído até o dia 23 de novembro.
Quem perder o prazo deverá retirar as credenciais nos postos de atendimento, mas, para agilizar o processo, é possível cadastrar as placas online e buscar as credenciais presencialmente.
A multa para quem circular em áreas e horários proibidos pela regulamentação é de R$ 130,16, sendo uma infração de natureza média conforme o artigo 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e resulta em 4 pontos na CNH.