Operação no Aeroporto de Salvador combate o tráfico internacional de fauna e flora
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, entre os dias 10 e 27 de setembro, a Operação Blue no Aeroporto de Salvador. A ação teve como objetivo intensificar o combate ao tráfico internacional de fauna e flora, reforçando o controle sobre cargas e bagagens de passageiros em voos internacionais.
Durante a operação, foram apreendidos 164 animais marinhos capturados de forma ilegal, além de dois quadros com partes de animais silvestres encontrados em uma cafeteria do aeroporto. Também foi interceptada uma carga de mais de 600 corais exóticos que estavam sendo transportados sem a documentação exigida.
Com o apoio da Polícia Federal e da Receita Federal, a operação focou em voos internacionais com origem ou destino em Salvador. Além dos animais marinhos, foram encontrados cocares feitos com penas de aves silvestres nativas e madeira sem comprovação de origem. Os responsáveis foram autuados administrativamente e responderão a processos criminais pelas infrações cometidas.