Das 39 mil urnas do estado, 138 falharam em eleição na Bahia; maioria foi em Camaçari, que teve apuração mais demorada
Das 39 mil urnas eletrônicas disponíveis no estado, 138 apresentaram falhas, conforme informou na noite deste domingo (6) o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Abelardo da Matta. Esse número representa apenas 0,36% do total de urnas. Os problemas foram registrados principalmente na Região Metropolitana de Salvador, especialmente em Camaçari, em áreas como Portão e Abrantes.
Abelardo da Matta explicou que, assim que as falhas foram detectadas, técnicos foram acionados e realizaram os reparos necessários, permitindo que a votação prosseguisse normalmente. Ele destacou que, devido à idade das urnas, fabricadas em 2013, já havia a previsão de possíveis contratempos.
“As urnas encaminhadas para a Região Metropolitana são de 2013, fornecidas pelo TSE, e já tínhamos ciência de que poderiam ocorrer falhas. Por isso, por uma decisão técnica, elas foram alocadas na Região Metropolitana, onde seria mais fácil enviar técnicos, como ocorreu. Em poucas horas, os reparos foram feitos e as urnas voltaram a funcionar normalmente”, explicou o desembargador.