Apagão em SP: 900 mil clientes ainda estão sem luz, diz Enel
Após um forte temporal, aproximadamente 900 mil clientes da Enel permanecem sem energia elétrica na capital paulista e na Grande São Paulo neste domingo (13). A empresa explicou que as chuvas intensas e os ventos fortes causaram grandes danos à rede de distribuição, levando à interrupção no fornecimento. Segundo a Defesa Civil, sete pessoas morreram na Grande São Paulo e no interior do estado.
A concessionária, responsável pelo fornecimento de energia na capital e Região Metropolitana, informou que até as 8h de domingo cerca de 1,2 milhão de clientes já tiveram o serviço restabelecido. No entanto, destacou que, em alguns casos, a restauração é mais complexa, pois envolve a reconstrução de trechos inteiros da rede.
O presidente da Enel Distribuição São Paulo, Guilherme Lencastre, afirmou no sábado (12) que ainda não há previsão para o restabelecimento completo do fornecimento de energia na Grande São Paulo. “Não é que não sabemos ou não queremos informar, mas queremos evitar gerar expectativas que possam ser frustradas. Temos plena consciência dos transtornos causados e de nossa responsabilidade. Estamos trabalhando incansavelmente para reconectar todos os clientes”, afirmou.
Moradores de diversas cidades da Grande São Paulo e de bairros da capital relataram estar sem luz por mais de 17 horas, além de enfrentarem dificuldades para entrar em contato com a Enel e solicitar uma previsão para o restabelecimento do serviço.
A falta de energia também já está afetando o abastecimento de água em várias regiões. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pediu que os moradores economizem água até que o fornecimento de energia seja normalizado.