CAPADestaqueEducação

Conselho Acadêmico da Ufba suspende oferta de vagas do curso de Medicina para alunos do BI

O Conselho Acadêmico de Ensino (CAE) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiu suspender temporariamente a oferta de vagas no curso de Medicina para estudantes do Bacharelado Interdisciplinar (BI). A medida foi aprovada na quarta-feira (9).

A suspensão terá validade de três anos, a partir de 2025, para novos alunos do BI. Segundo o CAE, a decisão foi motivada pelo aumento de ações judiciais envolvendo a distribuição de vagas e pelo número excessivo de estudantes. Em nota divulgada na quinta-feira (10), o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (Ihac) da Ufba manifestou seu repúdio à decisão.

O Ihac argumentou que o CAE ignorou o parecer da Procuradoria Federal, que indicava que a competência para decidir sobre o tema seria do Conselho Universitário (Consuni). Por outro lado, a direção da Faculdade de Medicina da Ufba (FMB) apoiou a decisão do CAE. O diretor da faculdade, Antonio Alberto da Silva Lopes, afirmou que a suspensão é “extremamente necessária”, considerando a “situação crítica” enfrentada pela Faculdade de Medicina da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram